BLAT

Banco Local de Ajudas Técnicas

O Banco Local de Ajudas Técnicas foi criado pelo Centro Social e Paroquial de Moimenta no âmbito de uma candidatura apresentada ao Programa Proder. Trata-se de uma resposta implementada em estreita parceria com as entidades concelhias, designadamente com a Câmara Municipal, Centro de Saúde e restantes IPSS´s.

O Banco de Ajudas Técnicas é constituído por um conjunto diversificado de equipamentos que servem para compensar a deficiência e/ou incapacidade e atenuar-lhe as consequências, impedir o agravamento da situação clínica do beneficiário e permitir o exercício das atividades quotidianas.

Os equipamentos disponibilizados no âmbito do Banco de Ajudas Técnicas destinam-se a todos os indivíduos com incapacidade ou deficiência, temporária ou permanente, que apresentem diminuição de autonomia a nível físico e/ou psicológico e que sejam residentes no Concelho de Terras de Bouro.

    São objetivos do Banco de Ajudas Técnicas:
  • Minorar as dificuldades de mobilidade e de realização das atividades da vida diária a pessoas com perda de autonomia;
  • Proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e dos cuidados que lhes são prestados por terceiros.

Para beneficiar dos equipamentos disponibilizados pelo Banco de Ajudas Técnicas, os interessados deverão dirigir-se ao Serviço de Ação Social da Câmara Municipal, serviço a quem compete a gestão do Banco e a avaliação dos pedidos de apoio de acordo com o Regulamento em vigor.